Cronograma Capilar
Nossos cabelos estão suscetíveis a todo tipo de dano, e não sabemos exatamente quando acontecem, e o que eles de fato causam, sabemos porém que nossos fios são formados por estruturas como proteínas, lipídios e água, e por isso necessitam de reconstrução, nutrição e hidratação, de forma ordenada, conhecido hoje como cronograma capilar.

Cada etapa do cronograma cuidam de cada aspectos específicos do fio:

Hidratação: Tratamento mais conhecido quando se fala em cabelo, e um dos mais importantes, pois se trata da água, e sabemos que sem água, não há vida. A hidratação trata de devolver a elasticidade, equilibrando a água nos fios, deixando-os macios, maleáveis, com balanço e livre dos ressecamento, os ativos hidratantes são D-pantenol, extratos glicólicos, ácido hialurônico, Vitamina A e D, aloe vera.
A Ervas Naturais possui linhas específicas de hidratação, como a Beauty Care e Pro Blonde.
Nutrição: Etapa responsável por cuidar da proteção da fibra contra danos que causam frizz, ressecamento, e enfraquecimento da fibra capilar, essa etapa é responsável pela reposição lipídica dos fios, ou seja, a parte mais oleosa, é importante destacar que todos temos um certo grau de oleosidade nos fios e que é importante manter essa oleosidade em equilíbrio para cabelos mais saudáveis. A etapa da nutrição contém uma sub-etapa conhecida como umectação, que consiste no banho dos fios com óleos específicos como tutano, óleo de coco, e alguns outros óleos reconhecidos, sub-etapa importante para quem tem cabelos mais ressecados que os normais, o que geralmente acontece com as cacheadas em específico.
A nutrição é muito importante para manter as cutículas alinhadas e protegidas, fazendo com que os fios não percam a hidratação. Ativos reconhecidamente nutritivos são óleos e manteigas em geral.
A Ervas Naturais possui linhas específicas como a Tutano, Define Color e Fios e Cachos.
Reconstrução: Etapa cada vez mais valorizada, haja vista que hoje em dia quase todo mundo passa por procedimento químico nos fios, fazendo com que se perca massa capilar, a etapa da reconstrução é a mais potente dentro do cronograma capilar, e é responsável pela reestruturação dos fios repondo proteínas, tendo como sua principal a queratina que devolve força contra a quebra e encorpando o fio.
Os ativos que reconstroem o fio geralmente são aminoácidos e proteínas como o colágeno, cisteína, queratina, creatina e etc.
A Ervas Naturais possui linhas específicas para essa etapa como a Code 8, Super Nutri e Keratina.
É importante identificar a necessidade prioritária do fio antes de se iniciar o cronograma capilar, em geral inicia-se com a hidratação, pois o equilíbrio hídrico é muito importante para aderência dos outros ativos.
Um dica importante é reparar no toque e o aspecto elétrico do fio, caso o cabelo fique embaraçado com facilidade, com muito frizz e sem brilho indica-se mais etapas de nutrição.
Caso o movimento do fio esteja prejudicado, percebendo que está mais ressacado e tendo aspereza ao toque necessita de mais etapas de hidratação.
Mas caso tenha sofrido alguma agressão química recente, esteja quebradiço e menos resistente é importante apostar na reconstrução.
O cronograma capilar tradicional estabelece quantidades de cada etapa, mas seguindo as dicas pode-se adaptar para a necessidade do fio, em geral o cronograma fica:
Semana 1
1ª dia: Hidratação
2ª dia: Nutrição
3ª dia: Hidratação
Semana 2
1ª dia: Nutrição
2ª dia: Reconstrução
3ª dia: Nutrição
Semana 3
1ª dia: Hidratação
2ª dia: Nutrição
3ª dia: Hidratação
Semana 4
1ª dia: Nutrição
2ª dia: Reconstrução
3ª dia: Nutrição
A reconstrução é uma etapa menos recorrente por sua potência, mas caso o grau de dano no fio seja muito alto pode se intercalar a reconstrução toda semana, totalizando 4 vezes ao mês.

Escreva a sua Avaliação

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

CARRINHO

X