5 causas da queda de cabelo

Queda de cabelo é uma das queixas mais temidas pelas mulheres, afinal, é um sinal que o cabelo não está totalmente saudável. De acordo com um artigo publicado pela BBC Brasil, é comum perder cerca de 100 fios ao dia. Se essa quantidade for ultrapassada, pode significar que a sua estrutura capilar está danificada e, por isso, é preciso iniciar tratamentos reparadores da raiz às pontas.  

Para te ajudar a entender quais fatores causam queda de cabelo e como tratá-los, nós, do Blog da Ervas Naturais, preparamos este conteúdo especial. Continue lendo para conferir! 

Veja também – Cronograma capilar: como fazer?

🔎 Quais são os fatores que causam queda de cabelo?

Diversos fatores podem resultar na queda de cabelo, como estresse, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, doenças que provocam alterações hormonais, entre outros. A seguir, listamos os cinco principais fatores que causam queda capilar

  • 😠 1 – Excesso de estresse

Estresse, tanto físico, quanto mental, é uma das principais causas da queda de cabelo. Isso acontece porque esse sentimento causa alterações hormonais no organismo, que, consequentemente, alteram o ciclo natural dos fios, o que os faz passar direto para a fase de queda. 

  • 🧪 2 – Uso de química 

O uso de químicas no cabelo, seja para alisamento ou coloração, agride a fibra capilar, a curto e a longo prazo. A ação dos produtos químicos, por ser forte, causa diversos danos ao cabelo, como a queda dos fios. 

  • 🩸 3 – Anemia

A anemia – geralmente causada por falta de ferro no organismo – também pode causar a queda de cabelo, já que os fios recebem menos sangue, nutrientes e oxigênio, o que os torna mais fracos e quebradiços.

  • 🚬 4 – Tabagismo

Estudos indicam que as substâncias tóxicas presentes na composição do cigarro possuem ação que enfraquece os fios e leva à degeneração de vasos sanguíneos no couro cabeludo, o que causa a queda de cabelo

  • 📊 5 – Alterações hormonais

As alterações hormonais, principalmente durante a gravidez ou no período da adolescência, possuem influência direta no ciclo capilar. A montanha-russa de hormônios no organismo faz com que os fios intercalem fases de crescimento e queda, de maneira desordenada. 

💆Como tratar a queda de cabelo?

Como tratar a queda de cabelo?

Tratar a queda de cabelo é uma tarefa que exige paciência e dedicação. Fazer os fios pararem de cair, da noite para o dia, é impossível, portanto, o tratamento para queda capilar leva dias. O primeiro passo é procurar um dermatologista para que possa identificar a causa da queda e, a partir daí, tratá-la de maneira específica, com uma rotina de cuidados indicada pelo especialista. 

A partir daí, é preciso buscar os produtos mais adequados para tratar a queda capilar, que devem conter ativos que estimulam o crescimento e fortalecem os fios. A Linha Jaborandi da Ervas Naturais, por exemplo, é recomendada por profissionais para tratar a queda de cabelo, uma vez que foi desenvolvida com extrato de Jaborandi, alcaçuz, cascas de nozes, minerais e Vitamina F, que são responsáveis por fortalecer o bulbo capilar e auxiliar no tratamento antiqueda.

Além disso, para cabelos quimicamente tratados, que apresentam queda constante dos fios, a Linha Super Nutri é ideal. Com shampoo, condicionador, máscara e leave-in, reconstrói a fibra capilar de dentro para fora e melhora o aspecto dos fios já na primeira aplicação. A fórmula dos produtos da linha é composta por polímeros cristalizados, moléculas reconstrutivas e complexo de aminoácidos, substâncias essenciais para manter os cabelos saudáveis

✨ #DicaErvasNaturais: adote hábitos saudáveis! 

Para tratar a queda de cabelo, além de seguir uma rotina de cuidados com produtos específicos para esse tratamento, como citamos acima, é de fundamental importância adotar hábitos mais saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e, até mesmo, mentais, como meditação. 

📲 Conheça nosso blog! 

Gostou do conteúdo? Então fique por dentro do nosso blog. Aqui você sempre encontrará materiais exclusivos relacionados à beleza e saúde dos fios. Confira outros conteúdos que podem ser de seu interesse:

Queda de cabelo pós-Covid: como tratar?

Seus cabelos caem mais que o normal?

Escreva a sua Avaliação

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

CARRINHO