Couro cabeludo de cabelo fino é diferente?

Couro cabeludo de cabelo fino é diferente?

 

Olá meninas! Mesmo que saibam que cabelos são diferentes por vários fatores, sendo alguns deles: etnias, espessura, volumagem, etc. Será que o couro cabeludo também é diferente entre um e outro tipo de cabelo ou alguns fios tem absorção de produtos mais rápida que outros por conta do seu couro cabeludo?

Vale a pena saber o básico antes que pensem que a cabeça é só a cabeça e ponto.

O que é couro cabeludo:

É a pele que reveste o crânio do ser humano e que possui cabelo. É diferente das demais peles por dois motivos: o primeiro é que abaixo desta pele existe uma estrutura muito vascularizada, formada por uma ramificação enorme de vasos sanguíneos e que é a responsável pelos grandes sangramentos ocorridos em ferimentos neste local.

Este tecido fino, friável e altamente vascularizado é chamado de gálea.  A segunda diferença é que apresenta cabelos mesmo nos calvos, apesar de ser chamado de couro cabeludo.

Wikipédia

O couro cabeludo é igual para todos, a diferença esta na genética e como o cabelo cresce, se desenvolve ou para de crescer, mas para todos o couro cabeludo é igual.

Diferenças de adsorção

Há uma diferença entre couros cabeludos, sua adsorção de vitaminas e absorção de produtos diretamente no couro cabeludo. Estes fatores se distanciam de cabelos que são muito oleosos e com maior predominância de sebo na raiz, além de outras características como fungos e micoses que podem aparecer mais em alguns cabelos. Esse tipo de lesionamento, descamação e raiz é que faz o fio totalmente diferente no seu crescimento e até no fortalecimento do folículo, sem considerar outros fatores externos como: poluição, sujidade e acessórios de trabalho.

  • Os cabelos com a raiz normal sem muitos problemas no couro cabeludo podem absorver melhor vitaminas e produtos que fortalecem o folículo desde seu nascimento.

A Adsorção que é somente superficial é o que normalmente acontece com cabelos com muitas caspas e lesões. O couro adsorve em algumas partes onde não é totalmente satisfatório. Por isso a necessidade de limpeza no couro cabeludo com sebo é indispensável antes de qualquer  tratamento.

Cabelos mais finos

O cabelo mais fino pode absorver mais rápido e sua adsorção com os produtos pode ser também relativamente boa, já que a finura do cabelo e a espessura, não são problemas que chegam ao córtex ou mesmo ao couro cabeludo.

O problema do cabelo fino é o mesmo para todos outros cabelos, a obstrução do couro com caspa, feridas e descamações. Estes fatores são é que realmente pode prejudicar o tratamento com produtos.

Como fazer meu couro cabeludo receber bem a vitamina que aplico nele?

Tem um passo a passo lógico para qualquer tipo de cabelo onde a higienização é a parte principal antes do tratamento.

  1. Lave a raiz com produto específico para oleosidade . (Aqui tem esse produto);
  2. Lave duas vezes o comprimento com shampoo hidratante. (Pode ser esse aqui);
  3. O segredo esta na massagem para higienizar bem o couro cabeludo, mas se achar que ainda ficou resíduos no couro cabeludo aplique um antirresíduo somente na raiz;
  4. Aplique borrifando a loção tônica ou o produto de tratamento no couro cabeludo. Não aplique diretamente na raiz, mas a uma distância que seja absorvido seus nutrientes sem deixar o couro cabeludo encharcado;
  5. Até porque a secagem será mais rápida e os benefícios mais precisos em vários pontos da cabeça.

É importante sim tratar caspas, coceiras, descamações, queimações e tudo que esteja anormal no couro cabeludo, sendo seu cabelo fino ou não, sendo oleoso ou não. O fato é que se não cuidar desses problemas, não conseguirá seguir com outros tratamentos como crescimento capilar, por exemplo. Um diagnóstico preciso sempre deve ser realizado com um profissional. Então, fique de olho!

Beijos

Até a próxima!

Mais lidas