Silicone é bom ou ruim?

Silicone é bom ou ruim?
Silicone é bom ou ruim?

Ola queridas! Essa história de silicone sempre rende discussão, porque existem muitos silicones e alguns podem de fato serem mais fáceis de remover do cabelo e outros nem tanto, já precisam de auxilio de uma limpeza mais eficiente no fio. Mas isso é história pra mais um dia de matéria com embasamento técnico porque o que ouvimos falar por aí é sobre essa dúvida entre silicones, e tem coisas que são facilmente esclarecidas sem que tenhamos que nomeá-los um a um ou para que servem, já que são muitos e o principal conceito do silicone nas fórmulas de produtos cosméticos é proteger, amaciar e fazer o fio brilhar.

 

 

Daí você pergunta:

 

Mas que história é essa de não sair do fio?

Por isso disse que pode gerar muitas dúvidas o silicone, e com isso grandes debates. Porque o silicone que não é solúvel ( que fixa mais no cabelo) e acaba impermeabilizando mais o fio de sujidades, precisa após seu uso uma boa higienização para que o cabelo fique livre desses resíduos e isso acontece mais com as meninas cacheadas, justamente porque a forma dos fios serem encaracolados acaba juntando mais silicones.

 

Mas significa que não possa usar?

Claro que não é isso! Você pode e deve usar silicones porque não tem nada que proteja mais seu cabelo com tanta relevância quanto este ingrediente, porém o uso não deve ser exagerado assim como qualquer outro finalizador, tem hora, jeito e quantidade exata pra usar sem ter que se preocupar com essa limpeza dos fios depois.

 

Mas como acumula?

O que faz o ativo acumular é o uso continuo e exagerado nos fios sem a limpeza correta e devida. Lavando o cabelo um dia sim e outro não, ou fazendo a limpeza quando usa muitos finalizadores já é o bastante para garantir fios limpinhos.

Até porque silicone é um componente que já tem em vários tipos de cosméticos, tem no shampoo, na mascara, no condicionador e propriamentes junto a óleos o silicone é o fator importante para proteção a reparação depende de cada tipo de fluido, serum ou óleo ou outro finalizador com o mesmo sentido de reparação e proteção.

 

Mas como devo usar no cabelo?

O silicone deve ser utilizado em pouca quantidade, simples gotinhas resolvem o problema do frizz, da falta de brilho, proteção solar e maciez, e pode ser usado:

  1. No cabelo úmido;
  2. No cabelo seco;
  3. No cabelo ressecado, danificado, com frizz, com pontas espigadas e qualquer outro tipo de cabelo;
  4. Pode ser acrescentado ao seu creme de pentear quando o silicone ainda é reparador como os óleos cosméticos;
  5. E também pode ser acrescido na hora da hidratação mas nesse caso é fundamental que o óleo, fluido ou sérum seja especifico para tratamento, onde os ativos serão de mais relevância para o tratamento, e o silicone o coadjuvante para proteção externa.

Dica Ervas – Fluído Reparador Siliconizado – É um concentrado de silicones que finaliza penteados, recupera o brilho e previne pontas duplas.

Benefícios:

  • Forma uma película protetora contra agressões externas e danos causados pelo sol, mantendo os fios saudáveis;
  • Elimina a formação de cargas estáticas, controlando o frizz;
  • Promove toque suave e sedoso ao cabelo, sem residual oleoso.

Ativos: Ciclometicone, dimeticone e filtro solar.

Beijos

Até a próxima!

Mais lidas