10 de agosto de 2012 às 18h11 – Atualizado em 13 de agosto de 2012 às 14h48

Mulheres de 23 de maio iniciam curso de camareira

Texto: Jovana Mazioli Saccani / Foto: Divulgação


Capacitação para camareira - Imagem: Divulgação

Conhecer as técnicas de limpeza, higiene e de arrumação, preservar os bens do local de trabalho e atender bem aos hóspedes para garantir um atendimento de qualidade no ambiente em que atua. Estas são algumas das funções das camareiras e que estão sendo ensinadas às mulheres do Bairro 23 de maio, na Região 5, que participaram esta semana da aula inaugural do curso de camareira, oferecido pelo Instituto Eu Tenho Um Sonho (IETUS)  em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de 23 de Maio.

O curso esta sendo realizado às terças, quartas e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30, no Centro Comunitário da Barra do Jucu, e segue até o dia 13 de setembro.  Das 20 vagas oferecidas, apenas 15 delas foram preenchidas e os interessados em completar as cinco vagas restantes, podem procurar as instrutoras do curso na Barra do Jucu até a próxima terça-feira ( 14). Para a inscrição deve-se levar a Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência.

Camareiros

“Apesar do nome do curso e de termos apenas mulheres matriculadas, as vagas também podem ser preenchidas por homens, afinal, o mercado também precisa de camareiros, principalmente em hospitais ou embarcados em plataformas da Petrobras, por exemplo, mesmo que para este tipo de emprego seja necessário fazer um curso adicional”, explicou Wilianethe Fernandes Augusto, coordenadora do IETUS, que é uma Organização Sem Fins Lucrativos (Ong).

Wilianethe disse que o curso é profissionalizante, com aulas teóricas e práticas e que os participantes vão receber certificados, com possibilidade de serem encaminhados para o mercado der trabalho. “Eles serão capacitados para trabalharem em pousadas, chalés, motéis, hotéis, entre outros. O mercado está precisando deste tipo de profissional”, garantiu a coordenadora.

“Eu estou vendo neste curso a possibilidade de transformar a minha vida. Sempre trabalhei como faxineira, sem carteira assinada, e o curso de camareira vai me dar a possibilidade de mudar o meu currículo e também a minha vida profissional”, acredita Lenita Batista Andrade, de 52 anos.  Residente no Bairro 23 de Maio, ela disse estar confiante no futuro. “Sempre participo dos cursos oferecidos no Cras, para aumentar a minha renda, e, desta vez sinto que minha vida vai mudar”, finalizou.

Segundo a coordenadora do Cras 23 de Maio, Karine Canedo, o objetivo do curso é o de orientar, informar e proporcionar às participantes conhecimentos técnicos e práticos operacional de Governança (hoteleira ou do lar), sensibilizando-as sobre a importância da qualidade na prestação de serviço, desenvolvendo também uma maior percepção e flexibilidade com os clientes.

“Acredito que esta capacitação vai contribuir profissionalmente na vida de cada uma destas mulheres, porque cada vez mais o mercado impõe novos procedimentos mercadológicos, como a qualidade na prestação de serviço. Sem contar que a copa de 2014, que vai ocorrer aqui no Brasil, vai criar mais oportunidades de emprego no Estado e vai ganhar quem tiver mais qualificado”, pontualizou Karine.

CRAS

O  CRAS é o lugar da convergência de diferentes ações e não se limita a um programa apenas. Ele integra o Programa de Atenção Integral à Família, o PAIF, com o acompanhamento das famílias participantes do Programa Bolsa Família e das pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC; além dos serviços de convivência com programas de segurança alimentar e nutricional e, também, com outras políticas sociais. Os CRAS prestam atendimento a mulheres, homens, crianças, jovens e idosos, reafirmando a importância da família e da comunidade na construção da autonomia e da segurança individual.

fonte: Prefeitura de Vila Velha

Escreva a sua Avaliação

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

CARRINHO

X