18 de setembro de 2012 às 10h00 – Atualizado em 18 de setembro de 2012 às 10h11

Mulheres da Região 5 se formam em curso de camareira

Texto: Jovana Mazioli Saccani / Foto: Eduardo Ribeiro


Encerramento do curso de camareira no centro comunitário da Barra do Jucu - Imagem: Eduardo Ribeiro

“Este curso mudou minha vida. Ele está sendo responsável pelo meu retorno à profissão, depois de mais de 20 anos afastada do mercado de trabalho. Só que agora é diferente, porque sou uma camareira qualificada”, contou orgulhosa Sônia Maria Geremias, de 46 anos, residente na Região 5, após a cerimônia de entrega do diploma de conclusão do Curso de Camareira, realizado no Centro Comunitário da Barra do Jucu.

Sônia Geremias e outras seis mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de 23 de Maio, que atende a Região 5,  participaram da formatura do curso,  oferecido pelo “Instituto Eu Tenho Um Sonho (Ietus)”,  em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas). Profissionalizante, a formação foi feita em 60 horas, duas vezes por semana, e contou com aulas teóricas e práticas.

Mercado de trabalho

As futuras camareiras aprenderam técnicas de limpeza, higiene, arrumação e preservação dos bens do local de trabalho, além do bom atendimento aos hóspedes, para garantir um atendimento de qualidade no ambiente em que este profissional atua. Das sete mulheres que concluíram a formação, duas já foram encaminhadas ao mercado de trabalho.

“Eu estou pegando o meu certificado de conclusão do curso hoje (quinta-feira, 13) e já começo a trabalhar amanhã em uma pousada na Barra do Jucu, depois de passar anos cuidando apenas da minha casa e dos meus três filhos. É muito bom voltar ao mercado de trabalho”, concluiu Sônia, residente em Ulisses Guimarães.

A dona de casa Lúcia Maria de Paulo Becker, de 51 anos, do Bairro 23 de Maio, também recebeu uma proposta de emprego da mesma pousada que contratou Sônia. “A gente precisa se reciclar, sem se importar com a idade, porque nunca é tarde para recomeçar, para se ampliar os horizontes profissionais”, considerou Lúcia.

Qualificação profissional

“Eu fico muito feliz sempre que o instituto concluí um curso, porque é uma oportunidade de inserir no mercado de trabalho pessoas com qualificação profissional, ainda mais neste caso, quando algumas das participantes já receberam propostas de trabalho. O mercado está precisando deste tipo de profissional”, comentou Wilianethe Fernandes Augusto, coordenadora do IETUS, que é uma Organização Sem Fins Lucrativos (Ong).

Segundo Míriam Santos, instrutora facilitadora do IETUS, as duas donas de casa receberam as propostas para trabalhar como camareira durante as aulas práticas realizadas pelo grupo em uma pousada da Barra do Jucu. “Além das aulas teóricas, desenvolvemos o curso também com aulas práticas em uma pousada da Barra e em um hotel da Praia da Costa”, contou Míriam.

Os certificados de conclusão do curso foram entregues às assistidas do Cras de 23 de Maio pelo técnico do IETUS Celso Dias, representante da diretoria do Instituto. “O conhecimento adquirido nesta formação vai fazer a diferença na vida de  vocês, não só no lado profissional, mas também no pessoal, porque vai oferecer novas oportunidades profissionais e também ampliação da rede de relacionamento de todas vocês”, disse Celso.

Segundo a coordenadora do Cras 23 de Maio, Karine Canedo, o objetivo do curso foi  o de orientar, informar e proporcionar às participantes conhecimentos técnicos e práticos operacional de Governança (hoteleira ou do lar), sensibilizando-as sobre a importância da qualidade na prestação de serviço, desenvolvendo também uma maior percepção e flexibilidade com os clientes.

COMENTÁRIOS (2)

  • shirley amorim dantas da silva

    vcs estão de parabéns, por meio de uma amiga do espirito santo fiquei conhecendo este produto e
    confesso que fiquei maravilhada com ele, pena que não encontrei em lugar algum que procurei por
    ele, pois me parece que aqui na bahia não tem representante dele´por asar nosso. estou escrevendo para parabenizar o fabricante desta obra prima maravilhosa,pena que até hoje só tive a oportunidade de conhecer,a mascara de keratina, mas fiquei maravilhada por este produto.um grande beijo a todos que trabalhão na fabricação destes maravilhosos produtos um feliz ano novo cheio de realizações.beijos………………………………………………………………………………………

Escreva a sua Avaliação

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

CARRINHO

X