Cabelo oleoso na raiz e “palha” nas pontas, o que fazer?

oleoso na raiz e palha nas pontas
Cabelo oleoso na raiz e “palha” nas pontas, o que fazer?

Olá queridas! Ta sentindo que é uma matéria sobre químicas hoje? Mas vou explicar porque não trata-se só de químicas cabelos oleosos na raiz e “palha” nas pontas. Até mesmo quem não faz químicas pode sentir o cabelo deste mesmo jeito, muito seco nas pontas, tipo “palha” mesmo, e essa história sabe como começa? Com as chapinhas!

Cabelo “Palha” e natural

As chapinhas passaram a ser o aparelho mais utilizado por quem deseja um cabelo liso e não quer fazer químicas, porém, de uns tempos pra cá esses aparelhos modeladores estão sendo fabricados cada vez mais quentes, com esquentamento da chapinha em menos de 30 segundos onde qualquer cabelo possa ser definitivamente “chapado” pelas pinças quentes do modelador. Mesmo que os fabricantes usam a “tecnologia” para também criar pranchas multiuso, para hidratar e selar, a temperatura alta no cabelo é danos na certa. Não é a toa que cada vez mais as empresas criam potentes protetores térmicos com intuito de proteger totalmente esse fio submetido a temperatura que não é normal para fibra capilar.

Mas basta chapinhas diárias, consecutivas, aliados a escovações e péssimos protetores para ter o cabelo totalmente “palha” nas pontas e ainda quando chapado ficam com aquelas pontas espigadas.

Já os cabelos com progressivas que são submetidos também a alta temperatura e outras químicas também e acabam adquirindo essas pontas com aspecto tão ressecado e poroso que acabam ficando nesse efeito que ninguém gosta.

Dicas Ervas Lançamento: O Hair Prime Code 8 é um leave-in de alta performance que finaliza o processo de reengenharia capilar, promovendo o realinhamento do fio, realçando o brilho e a vitalidade, cria uma camada termoprotetora para manter os fios protegidos da alta temperatura.

Hair primer code 8
Cabelo oleoso na raiz e “palha” nas pontas, o que fazer?

E a Oleosidade da raiz?

A oleosidade é característica de cabelo, ou a pessoa já nasceu com sebo exalando do couro cabeludo ou simplesmente aconteceu alguma reação com alguma química feita que acabou deixando a raiz muito oleosa, e nesse caso não tem o que fazer a não ser tratar.

Dicas para tratar a oleosidade?

  1. Independente das pontas a raiz vai precisar de uma limpeza a mais do que todo o cabelo, o ideal seria lavar com shampoo neutro e fazer a reaplicação do shampoo somente na raiz.
  2. O problema é que o cabelo oleoso precisa de alguns truques para NÃO ter que lavar todo dia, essa estimulação diária com o shampoo acaba também deixando a raiz oleosa e se tornando um ciclo vicioso de limpeza e sebo, nos dias que não lavar, o shampoo a seco pode ser uma opção viável;
  3. Não é bom dormir com o cabelo molhado, o sebo pode ser produzido a mais quando abafado, isso serve também para chapéus, bonés quando abafam o cabelo exposto ao sol ou mesmo no próprio calor da raiz.
  4. Massagear demais, escovar demais, passar a mão demais nos cabelos, tudo isso pode provocar ainda mais sebo, por isso evite!
  5. O próprio secador muito perto da raiz também faz a oleosidade vir, tão rápido quanto passa no cabelo!

Dicas para tratar as pontas nesse efeito “palha”

  1. Diferente da raiz, o comprimento e as pontas deve ser higienizado com um shampoo mais hidratante, assim, até que tudo esteja mais tratado é ideal usar dois shampoos, um para raiz e outro para comprimento;
  2. O cabelo palha também é um fio desgastado, os óleos vegetais vão ser essencialmente parte do tratamento para nutrir esse fio, mas só use antes da lavagem;
  3. O tratamento deve ser mais que hidratação, mesmo as reconstrutoras devem fazer parte da sua rotina capilar;
  4. Escovações só com bons protetores e óleo de proteção após o procedimento;
  5. Protetor solar capilar é fundamental para manter o tratamento e evitar mais danos.

O efeito “palha” meninas não dura para sempre, é possível deixar esse cabelo em bom estado, não é a mesma coisa que um cabelo extremamente poroso e ressecado, por isso, cuidados e dicas extras ajudam a salvar o cabelo.

Beijos!

Até a próxima!

Mais lidas